Em Casa - Romeu Trussardi

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Espaço V
Fotos por:Tião Mourão

A segunda edição do Em Casa, evento de relacionamento da revista de decoração e arquitetura Viver Casa, contou com o empresário Romeu Trussardi. Na palestra, no Espaço V, na sede da revista, o convidado – fundador e proprietário da Trousseau – apresentou o case de sucesso da marca, que hoje vai muito além de coleções de roupas de cama, mesa e banho. Inaugurada há 22 anos por Romeu e a mulher, Adriana, a partir do investimento de cinco mil dólares – toda a economia de vida do jovem casal –, a modesta loja no Rio de Janeiro nasceu em pleno Plano Collor e rendeu muitos frutos. Aberta para vender os produtos da confecção Trussardi, empresa criada por Romeu e o pai e vendida em 2010, a Trousseau conta, hoje, com 25 lojas pelo Brasil. “Foi um começo difícil, de muita luta. Eramos só eu e a Adriana. Vender nossos produtos diferenciados, de tecidos importados dos Estados Unidos, era um desafio para a época em que as pessoas viam os lençóis como meros envelopes de colchões.”

Em Belo Horizonte, a marca chegou em 1996 pelas mãos da empresária Mônica Gonçalves. Hoje, é a segunda cidade com mais números de lojas depois do Rio de Janeiro: quatro endereços comerciais. Fora o Brasil, a Trousseau já começa a conquistar o exterior. Além da loja em Miami, inaugura no ano que vem ateliê em Milão. “Nossa preocupação não é com a quantidade, e sim com o esmero e a diversificação de nossos produtos, no atendimento dos desejos dos clientes. Sempre pensamos que, antes de crescer mais, devemos manter nosso padrão.” Atualmente, a marca tem extensa gama de linhas: casual, home, corporativa, luxury, gifts, homewear, petit e hotelaria. Cada segmento, portanto, com encantos à parte, como a linha home, que conta, pela segunda vez, com assinatura dos Irmãos Campana, e a luxury, na qual as roupas de cama vêm com os nomes dos clientes bordados nas etiquetas internas.

Segundo Romeu, o DNA da Trousseau é a obsessão pela qualidade, que se desdobra desde a escolha das matérias-primas ao atendimento. Outra característica de destaque da marca é a confecção própria de todos os produtos comercializados. “É um diferencial. Temos controle do desenvolvimento de 100% de todos os itens à venda. Nossa equipe conta com 250 funcionários diretos e mais 250 que trabalham exclusivamente para a gente.”E, pelo visto, a Trousseau sabe mesmo como cativar sua clientela. Dos 140 mil clientes cadastrados, 50 mil compram anualmente.